Yoga e o feminino

Assim como a lua tem influência direta sobre as marés, podemos associar suas fases com nossos ciclos 🩸.

Desde os tempos imemoriais, nossas ancestrais tentam encontrar formas de compreender e acompanhar seus ciclos menstruais.

Uma das primeiras associações foi o ciclo menstrual com o ciclo da Lua, pois seus ritmos são semelhantes. O ciclo lunar tem 29,5 dias, enquanto o menstrual tem em média 29 dias.

As palavras " menstruação" mês e " lua" estão ligadas em sua etimologia - do grego mené (lua) e mén (lunação), derivada da palavra latina mensis, origem de " mês".

Toda esta energia natural, tem muito haver com as práticas de yoga que busca reconhecer e respeitar os ritmos da natureza para que possamos viver em equilíbrio e harmonia.


Lua nova está associada um momento de autocuidado, uma oportunidade para estabelecer novos objetivos ou começar a cultivar novos hábitos positivos, pois o momento será propício para trazer inspiração e insights para o futuro. Nesta fase a Lua é representada pelo arquétipo da velha anciã, aquela que deixa para trás o que não serve mais e abre espaço para transformação, usando a energia dessa fase para identificar o que realmente queremos em nossas vidas. Nesta fase a pratica ideal de yoga é a restaurativa.


Lua Crescente a nossa energia começa a subir novamente. É como se fosse o nosso renascimento. Por isso, começamos a nos sentir mais otimistas, criativos e produtivos. Aqui o arquétipo é da donzela, pré ovulatória, momento de plantio de novas ideias, de começar algo novo com determinação. Com a nossa energia subindo novamente, esse é o momento de voltar aos poucos para práticas mais energéticas e fluidas, como vinyasa yoga e power yoga.


Lua Cheia nossa energia está na máxima, é nossa fase de ovulação e fertilidade, o arquétipo aqui é da deusa mãe, é nesse momento que os sentimentos mais intensos e acelerados, e é quando estamos nos sentindo cheios de energia, alegres, e com a autoestima elevada. Com tanta energia circulando em nossos corpos as práticas de vinyasa, power yoga e yoga dance são as mais indicadas.


Lua Minguante se na lua cheia estamos no ápice na fase de lua minguante diminuímos a energia, aqui completamos o ciclo e nos preparamos para o próximo, esta ligada a nossa fase pré-menstrual, o arquétipo da feiticeira, aquela que se recolhe, aqui pode ter alguns momentos de frustrações, de querer jogar tudo pro alto mas, também é uma fase propícia para se livrar de influências negativas em sua vida, abrindo espaço para o novo e deixando para trás medos, estresse e crenças limitantes. Uma prática de slow flow é a ideal para esta fase.



#yogaeofeminino #fasesdalua #luanova #yoga

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Recomeçar