O poder do mantra

Atualizado: 22 de ago.

Sabemos que o universo se manifesta em sons, o universo visível e invisível, físico e mental, é constituído por vibrações. Absolutamente tudo à nossa volta, e até mesmo no nosso próprio corpo, está constantemente vibrando e emitindo sons específicos.

Podemos dizer que os mantras são uma forma de meditar através do som.





Definições: Védico: “[Um] nome geral para as fórmulas, versos ou sequências de palavras em prosa que contêm elogios. . . são considerados como tendo eficiência mágica, religiosa ou espiritual, são recitados, murmurados ou cantadas no ritual védico e que são coletadas e metodicamente organizados no corpo de textos védicos”(Gonda, vol. IV, 1975, 251).

Tantrika: “Todos os mantras consistem em fonemas e sua natureza é aquela de energia, ó querido. Saiba, entretanto, que esta energia é mātrika, cuja natureza é a de Śiva ”(Tantrasadbhāva; Padoux, 1990, 374). “Os mantras são as Veneráveis energias dos fonemas. Eles estão na natureza do mundo bem como do Senhor supremo, e assim por diante.( PaTrV de Abhinavagupta, 243; Padoux, 1990, 376).

É importante ressaltar que a técnica apresenta benefícios para a saúde comprovados pela ciência. Um estudo mostrou que entoar o mantra “om” por dez minutos pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade e sintomas depressivos. Além disso, a prática ajuda a melhorar a atenção, o humor e sentimentos de pertencimento social.

Outro estudo concluiu que entoar mantras aumenta a produção de óxido nítrico no organismo, o que ajuda a regular os sistemas nervoso, imunológico e cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular.

Nas aulas de yoga entoar mantras fazem parte da prática independente do método, são aplicados no início da prática no momento de introspecção e no encerramento das aulas

É possível entrar em contato com Isvara ( pode ser dizer Deus ou força divina) recitando o som OM.


Om shree matre namah 🕉

#mantras #om #yoga


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Recomeçar