top of page

Cultivar hábitos saudavéis

Ter uma vida equilibrada na atualidade é um desafio. O estresse as notícias negativas, o estado da economia, os rumores da vizinhança, a criminalidade, entre muitos outros, são fatores que contribuem para desequilibrar nossa saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade".

Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

É preciso escolher levar um estilo de vida mais leve e sadio para a saúde mental, mesmo que isso signifique modificar drasticamente costumes e atitudes.

Mudar hábitos leva tempo e requer dedicação, e a prática do yoga pode ajudar.

Primeiramente é importante entendermos que praticar yoga não se resume na prática física, ou seja, praticar os asanas (posturas), podemos praticar yoga ouvindo mantras, meditando, e introduzir suas bases filosóficas no nosso dia a dia como yamas e nyamas.



Yamas - principio de harmonia com os outros e Nyamas - principio de harmonia com nós mesmos.

Para hábitos saudáveis abordarei os cinco nyamas.

Saucha - Pureza - limpeza corpo, mente e ambiente. Alimentar - se de forma saudável, manter pensamentos saudáveis, com a mente focada no presente e evitar excesso de informações e entretenimento externo. Que tal um detox de redes sociais?

Santocha - Contentamento - Ser grato mesmo diante das adversidades do dia a dia, seja grato pelas coisas simples e boas existente em sua vida.

Tapas - Autodisciplina - seja comprometido com sua saúde física, mantenha uma rotina de exercícios, pode ser uma caminhada de 15 minutos, uma prática física de yoga de 30 minutos,

Svadhyaya – Autoestudo - Tire um tempo para leitura, e meditação, um diário com anotações também ajuda a você observar suas emoções de acordo com os fatos da sua vida. Nós, mulheres, podemos observar de acordo com nosso ciclo menstrual ou efeitos da menopausa.

Ishvara pranidhana - entrega, saber que a algo maior que si, acreditarmos e cultivamos uma vida espiritual saudável independente da religião.

Cuide de suas três casas: mente, corpo e espírito.

Sree matre namah

#yoga #nyamas #habitossaudaveis




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page